Novos símbolos oficiais

12/12/2024. DIA HISTÓRICO! MUNICÍPIO DE FORMOSO PASSA A TER NOVO BRASÃO E BANDEIRA, QUE FORAM REESTRUTURADOS E REFORMULADOS APÓS 51 ANOS DE SUA INSTITUIÇÃO. OS NOVOS SÍMBOLOS OFICIAIS PASSARÃO A VIGORAR A PARTIR DE 1° DE JANEIRO DE 2025. 


O Prefeito de Formoso, Dinarte Henrique Guedes de Ornelas, sancionou, hoje, 12, a Lei Municipal n.° 772, oriunda de projeto de lei de autoria do Chefe do Poder Executivo, que foi aprovado, por unanimidade, pelos Vereadores da Câmara Municipal de Formoso, cuja matéria altera a Lei Municipal n.° 46, de 1° de maio de 1973, “que dispõe sobre a forma e a apresentação dos símbolos do Município de Formoso ...”, para reestruturar e reformular o Brasão e a Bandeira do Município de Formoso, cumprindo um compromisso constante em seu recente Plano de Governo de campanha.

O novo desenho gráfico, institucional e heráldico do Brasão Oficial e da Bandeira Municipal do Município de Formoso foi idealizado e elaborado pelo Subsecretário Municipal do Turismo e Cultura, Vinicios Gomes de Souza, com elaboração técnica pela Consultoria Jurídica, tendo como pilar fundamental a valorização do potencial cítrico do Município e a necessidade de atualização da descrição heráldica dos símbolos municipais.

De acordo com a justificativa da Administração, a nova lei busca dar nova roupagem institucional a esses relevantes símbolos oficiais municipais, o Brasão e a Bandeira, de modo a atualizar a descrição heráldica dos símbolos e promover sua reformulação para ajustar ao potencial cítrico do Município de Formoso que está ganhando novos contornos, inclusive em decorrência do Projeto de Lei n.° 3.018/2024, de autoria da Deputada Estadual Marli Ribeiro (PL/MG), cuja matéria já se encontra em tramitação na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, buscando conferir ao Município de Formoso o título de Capital Estadual da Laranja.

Com relação à atualização heráldica do Brasão, como pode ser observado na imagem do atual Brasão oficial do Município, ele é composto por uma coroa mural de quatro tores que se amolda a uma vila e não a um Município, a uma cidade, sendo indispensável essa atualização heráldica.

 

Indice

Publicidade