O QUE É BAIXA INIBIÇÃO LATENTE?

BAIXA INIBIÇÃO LATENTE 

A baixa inibição latente é uma característica de pessoas criativas, mas também pode estar presente em perturbações mentais, como a esquizofrenia.

A baixa inibição latente pode parecer muito com problema de atenção, quando na realidade é uma dificuldade em filtrar estímulos irrelevantes.

A inibição latente é um mecanismo inconsciente que permite ignorar estímulos externos que não são relevantes ou úteis. Pessoas com baixa inibição latente são mais receptivas a estímulos externos, o que pode parecer um problema de atenção, mas na verdade é uma dificuldade em filtrar esses estímulos.

A baixa inibição latente está associada à criatividade, pois pessoas criativas são capazes de canalizar o excesso de distrações em percepção consciente, fazendo conexões entre os estímulos.

Na esquizofrenia, a baixa inibição latente está presente nos estágios iniciais de desenvolvimento da doença, acompanhada de introspecção, conhecimento místico e experiências religiosas.

Nos animais e nos seres humanos, existe um mecanismo inconsciente designado por inibição latente. Essa faculdade permite ignorar estímulos externos que a vivência desses indivíduos tenha demonstrado serem inúteis ou irrelevantes às suas necessidades. Através de testes psicológicos, os cientistas conseguiram demonstrar que as pessoas criativas têm baixos níveis de inibição latente ou (“baixa inibição latente”). Pessoas criativas são muitas vezes tomadas por loucas e isso, talvez, tenha algum fundamento científico.

Pesquisadores da Universidade Harvard e da Universidade do Texas, nos EUA, descobriram um elemento comum à criatividade e a desequilíbrios mentais: a maior predisposição a estímulos externos. Segundo os cientistas, que publicaram seu estudo na edição de setembro da revista “Journal of Personality and Social Psychology”, pessoas criativas estão mais receptivas a estímulos externos que as outras. Em doenças como esquizofrenia, essa mesma característica se apresenta em seus estágios iniciais de desenvolvimento.

 

Fonte: Google – baixa inibição latente 

Disponível em: https: www.google.com.br/search?sca_esv=be665a62fa86d23b&sxsrf=ADLYWIJ8tFKrRDD3BAfU-R8oD7V-w26Azg:1728992824864&q=baixa+inibição+latente&source=lnms&fbs=AEQNm0AuaLfhdrtx2b9ODfK0pnmi046uB92frSWoVskpBryHTrdWqiVbaH6EqK0Fq9hkAkqRDuhGs7UQnPtZiL0Bzcj78aaFR2vnR4DfQyahVzxKNV848i-6FCdSRVA3HcX_I47exC481PBvbM7jsTw0iQrl5SRWPTL8yiWt3dCL13-uffgzTTk0LM5bUhxQ8L1DOUMhUOZNPEyn-eP_ddgZoKyXqBVN1Q&sa=X&ved=2ahUKEwjyrZSZqJCJAxUbsJUCHeOmI0sQ0pQJegQIDBAB&biw=1528&bih=738&dpr=1.25

Indice

Publicidade