GUARANI DE GOIÁS
07 de dezembro, dia Nacional da Assistência Social.
Gratidão e reconhecimento a todos aqueles que compõe a grande equipe da SEMAS, fazendo com que essa política pública chamada Assistência Social, prevista na Constituição Federal, cumpra com sua função de enfrentar as questões sociais apresentadas, fazendo com que a população vulnerável tenha os seus Direitos garantidos!! É isso o que fazemos, diariamente!! Parabéns a todos!!
Encontro anual de Gestores promovido pela Federação Goiana dos Municípios – FGM;
DEZEMBRO LARANJA – Saúde alerta para cuidados com o sol para prevenção do câncer de pele durante período de Verão
O câncer de pele é o tumor de maior incidência no Brasil, segundo Instituto Nacional de Câncer (Inca). E como forma de prevenir a doença, a Sociedade Brasileira de Dermatologia criou a campanha “Dezembro Laranja”, que reforça a importância dos cuidados com a pele durante a exposição ao sol.
Como evitar o câncer de pele
A doença surge após exposição excessiva ao sol, que causa a multiplicação desordenada das células danificadas e acarreta em lesões. Ou seja, a prevenção está aliada, principalmente, aos equipamentos de proteção solar.
Entre as principais estão:
– Chapéus
– Viseiras
– Óculos de sol
– Camisas de mangas longas
– Protetor solar facial, corporal e labial
Características do câncer de pele
A doença é dividida em melanoma e não melanoma. O melanoma, tipo mais agressivo, se origina nas células produtoras de melanina, conhecidas como melanócitos, enquanto o não melanoma surge na camada superficial da pele e apresenta menor chances de mortalidade.
O câncer de pele, de maneira geral, representa 33% dos diagnósticos de câncer no país, segundo o Inca. Os casos de não melanoma somam 95% dos diagnósticos.
Esse tumor é mais comum em adultos brancos e as pintas, sinais ou manchas podem surgir em diversas áreas do corpo. Em pessoas negras geralmente surgem em áreas claras, como palmas das mãos e sola dos pés.
Diagnóstico e tratamento
Se detectado no início, pode haver bom prognóstico, por isso é importante estar atento as alterações no corpo, como:
– Assimetria em sinais
– Bordas irregulares com contornos mal definidos
– Cores variáveis na mesma lesão
– Sinais ou manchas com diâmetros maiores de 6 milímetros
– Manchas que sangram e não cicatrizam
– Acima de tudo, é necessário prestar atenção na evolução desses sintomas
DEZEMBRO VERMELHO: quem previne, testa e trata, não transmite. Mês de prevenção ao HIV (AIDS) e doenças sexualmente transmissíveis